Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Desenvolvimento Pessoal - Mensagens Eletrônicas
O que são "hoaxes"?


O que são "hoaxes"?

Escrever e enviar qualquer coisa por e-mail é tão fácil quanto rabiscar ou pichar uma porta interna de um banheiro público. Qualquer um pode inventar qualquer história e enviá-la por e-mail. E isso acontece com muita freqüência.

Mensagens desse tipo, tecnicamente chamadas de "hoaxes" (em inglês: trotes, travessuras), se caracterizam por incutir no leitor um sentimento de urgência criado pela narração de uma situação emergencial ou de extrema gravidade e pela necessidade de ajudar imediatamente repassando a informação para a maior quantidade de pessoas possível.

Muitas dessas mensagens trazem histórias tão absurdas que, de tão criativas, fazem com que as pessoas não acreditem que alguém seria capaz ou teria coragem de inventar e espalhar tamanha mentira.

Outras começam contando casos verdadeiros e, em determinado momento, depois de conseguirem a atenção e a credibilidade dos leitores, inserem fatos mentirosos e fantasiosos que se misturam aos verdadeiros e acabam confundindo e até convencendo os leitores.

Algumas contêm até mesmo alguns testemunhos do tipo “Eu já testei e deu certo”, uma assinatura (falsa ou fictícia) de alguma autoridade ou instituição reconhecida, e alguns termos técnicos e científicos para dar credibilidade à mensagem.

Para mais informações sobre o assunto, acesse o curso gratuito:

Mensagens Eletrônicas 4 – Cuidados ao ler e encaminhar e-mails

 

 




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados