Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Língua Portuguesa - Narração
Quais são as principais dicas para se redigir um bom texto narrativo?


Quais são as principais dicas para se redigir um bom texto narrativo?

No início do texto, tente caracterizar as personagens com traços marcantes e essenciais, tanto física como psicologicamente, de forma a possibilitar ao espectador criar uma imagem mais definida. Isso os tornará mais interessantes, prendendo mais a atenção do leitor.

Procure desde já definir nos personagens e na situação elementos que serão importantes para a solução dos conflitos no final da narração.

Estabelecida a situação inicial, crie uma situação inusitada que desencadeie uma circunstância de conflito.

A partir dessa situação, crie uma série de ações que mantenham o clima de suspense em relação aos acontecimentos que virão, aumentando a tensão.

Caracterize alguns espaços e objetos determinantes no enredo, de forma a cativar e envolver o leitor.

No clímax, misture de forma criativa alguns dos elementos apresentados na situação inicial e no desenvolvimento com outros elementos inesperados para criar o instante decisivo da narração. Esse retorno aos elementos iniciais assegura a coesão do texto, e a associação de elementos novos garante que o texto não se torne previsível.

O desfecho deve ser original, inesperado, surpreendente. Caso contrário, a narrativa pode se transformar num simples relato.

Finalize de forma a tentar suprir as expectativas dos leitores. Capriche, pois muitas vezes o final é responsável pela avaliação de toda a narração.

Há infinitas possibilidades para estruturar uma narração, como iniciar pelo desfecho, construir o texto apenas através de diálogos, fugir ao nexo lógico ou temporal etc. Essas técnicas são bastante utilizadas por autores mais experientes.

Entretanto, se você ainda não é um escritor de mão cheia, recomendamos seguir a estrutura básica até que se sinta seguro para alterá-la.

 

 

Para mais informações sobre o assunto, acesse o curso gratuito:

Produção de Textos 4 - Como fazer uma Narração

 





Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados