Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Língua Portuguesa - Formação das palavras
O que é estrangeirismo?


O que é estrangeirismo?

Mais uma curiosidade! Você sabia que o termo "estrangeirismo" significa palavra ou expressão de outras línguas, empregada na língua portuguesa.

Não é nenhuma novidade o fato de palavras ou expressões estrangeiras estarem incorporadas na nossa língua. A grande maioria das palavras de nossa língua tem origem latina, grega, árabe, espanhola, italiana, francesa, inglesa. Essas palavras são introduzidas pelos mais variados motivos, sejam eles fatores históricos, sócio-culturais e políticos, modismo ou até mesmo avanços tecnológicos.

As palavras de origem estrangeira geralmente passam por um processo de aportuguesamento fonológico e gráfico. Decorrente desse processo deixamos de perceber quando estamos fazendo uso de estrangeirismos.

Mesmo com tantos estrangeirismos, devemos ter sempre o bom senso, para fugir das prováveis polêmicas que poderemos enfrentar quando fazemos uso dos mesmos.

Eis aqui alguns exemplos de estrangeirismos mais comuns hoje em dia:

Cappuccinos = do italiano

Drinques = do inglês drink

Designer = do inglês

O Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) registra as formas estrangeiras : cappuccino, drink, designer; e as aportuguesadas: capucino, capuchino, drinque.

Para mais informações sobre o assunto, acesse o curso gratuito:

Formação das palavras






Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados