Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Direito Ambiental - Resíduos Sólidos
Qual o melhor destino para cartuchos de tinta e disquetes?


Qual o melhor destino para cartuchos de tinta e disquetes?

Um dos grandes problemas da popularização dos microcomputadores diz respeito ao descarte correto dos cartuchos tinta e disquetes utilizados em tais máquinas, pois é cada vez maior o número de unidades que perdem sua vida útil, e, inutilizados, acabam por poluir o meio ambiente.

 

No entanto, a solução para tal problema é muito fácil, desde que observados certos cuidados, traduzidos em uma boa educação ambiental. Caso não haja mais como utilizar o disquete, deve-se separa-lo para que possa ser reciclado o plástico e o metal nele existentes. Já para os cartuchos de tinta é aconselhável que se procure sempre a recarga, pois para se fabricar um cartucho para uma impressora domestica são gastos em média de 2 a 5 litros de petróleo, sem contar que o plástico utilizado para sua fabricação  leva mais de dez séculos para se decompor.

 

Em suma: ao optar pela reciclagem e reaproveitamento de  disquetes e cartuchos de tinta gera-se economia de energia, economia de recursos naturais, inclusive com a diminuição da emissão de gases causadores do efeito estufa, aumento da vida útil dos aterros sanitários, além da geração de empregos nesse setor, contribuindo também com ganhos de âmbito social.



Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados