Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Direito Empresarial - Empresários e sociedades empresárias
O que é estabelecimento comercial no direito empresarial?


O que é estabelecimento comercial no direito empresarial?

 

Estabelecimento comercial não quer dizer apenas o local, sede  e instalações onde é exercida a atividade empresarial, é bem mais que isso. 

 

A lei dispõe da seguinte forma:

 

Código Civil – art. 1.142. Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária.

 

Os doutrinadores interpretam a norma e decantam  a expressão estabelecimento empresarial  sob o entendimento de que compreendem  os bens móveis e imóveis;  estoque;  equipamentos; máquinas;  marcas; patentes; direitos;   pontos de vendas; arquivo de clientes  e centenas de outros itens, impossíveis de serem inteiramente relacionados, mas que  sejam utilizados para o exercício de empresa pelo empresário ou pela sociedade empresária.

 

Considerando  a eventualidade de que o patrimônio pessoal do empresário, pessoa física, eventualmente possa ser confundido com a da empresa, importa salientar que compõe o estabelecimento empresarial somente os bens e direitos que são usados no exercício da atividade empresarial, não incluindo os  bens particulares do empresário ou sócio.




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados