Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Direito Imobiliário - Loteamentos
Pode ser vendida parcela de loteamento não registrada?


Pode ser vendida parcela de loteamento não registrada?

De acordo com o art. 37 da Lei nº 6766/79, somente é permitido vender parcela de loteamento desde que haja o respectivo registro. Caso este não exista, cabe ao adquirente do lote suspender o pagamento das prestações e notificar o loteador para regularizar a situação.

 

Até que a situação esteja resolvida, o adquirente deverá depositar mensalmente as parcelas junto ao Registro de Imóveis competente, que dependerá de autorização judicial para qualquer movimentação.

 

Uma vez regularizada a situação, o loteador deve requerer a autorização judicial para  levantar os valores retidos, devidamente atualizados. Após, o adquirente será notificado para voltar a efetuar normalmente o pagamento ao loteador.

 

Destaca-se que se o loteamento não estiver devidamente regularizado, a cláusula que determine a rescisão do contrato por inadimplência do adquirente será considerada nula de pleno direito, segundo disposição do art. 39  da Lei nº 6766/79.




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados