Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Língua Portuguesa - Preposições
Que tipo de relações as preposições "Contra", "De", "Desde", "Em" e "Entre" podem expressar?


Que tipo de relações as preposições "Contra", "De", "Desde", "Em" e "Entre" podem expressar?

Isoladamente, as preposições são palavras vazias de sentido, se bem que algumas delas contenham uma vaga noção de tempo e lugar.
Quando ligando os termos entre si, as preposições podem expressar as mais variadas relações. Vamos exemplificá-las agora:

Contra = oposição (lutar contra as adversidades), direção contrária (lutar contra a maré), contigüidade (apertar contra o coração), etc.

De = posse (casa de Paulo), parte (ponta do dedo), pertença (bens do inventário), classificação (piano de cauda), finalidade (caixa de lápis), lugar (acontecimentos do Iraque), tempo (espera de dois meses), matéria (copo de plástico), conteúdo (copo de cerveja), procedência (nascer de pais ricos), preço (terreno de dez milhões), causa (morrer de sede), modo (ficar de cara fechada), assunto (falar de Deus), extensão (tempo ou número), aproximada (infinidade de anos, milhares de coisas), etc.

Desde = afastamento de um lugar (Andou desde sua cidade...), afastamento de um momento (Viveu desde então...), etc.

Em = lugar (estar em casa), modo (viver em harmonia), preço (avaliar em bilhões de dólares), tempo (chegar em três horas), finalidade (pedir em noivado), causa (feliz em não morrer), mudança (Converteu-se a alegria em tristeza.), etc.

Entre = posição intermediária no espaço (ficar entre a cruz e a espada), posição intermediária no tempo (situado entre o antes e o depois), posição intermediária entre tipos de ações ou qualidades (ficar entre querer e não querer, entre irado e condescendente), etc.

Para mais informações sobre o assunto, acesse o curso gratuito:

Preposições - Conceito, classificações e relações




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados