JurisWay - Sistema Educacional Online
 
JurisWay - Benefícios Previdenciários com Certificado
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Notícias Jurídicas

Últimas notícias

Procon-MG promove evento Procon-MG fala com Você - Lei de Meia-entrada
Eventos - (14/05/2019)

Procon-MG promove 22º Encontro sobre Consumo e Regulação - Boas Práticas na Revenda de Produtos Cárneos
Eventos - (24/04/2019)

Procon-MG promove 7ª Edição do Momento educAtivo com o tema "O que o consumidor deve saber na hora de contratar um empréstimo?"
Eventos - (25/03/2019)

Procon-MG promove 21º Encontro sobre Consumo e Regulação - Proteção de Dados Pessoais e Defesa do Consumidor
Eventos - (20/03/2019)

Procon-MG promove evento no Dia Mundial de Defesa do Consumidor
Eventos - (07/03/2019)

Procon-MG promove Encontro sobre Capacitação em Publicidade de Alimentos e Direitos do Consumidor
Eventos - (25/11/2018)

Procon-MG promove evento sobre boas práticas de preparo e venda de alimentos ao consumidor
Eventos - (15/11/2018)

Procon-MG promove 6ª Edição do Momento educAtivo, dessa vez com o tema "A liberdade de escolha do consumidor sob a perspectiva comportamental"
Eventos - (02/10/2018)

Mais notícias do dia...

Chamado a depor no Congresso Nacional, acusado por grampo telefônico no Supremo impetra dois habeas

Perguntas e Respostas JurisWay
Ferramentas Facebook:
Envie para um amigo:


Ou compartilhe com todos:

Francisco Ambrósio do Nascimento, ex-agente do Sistema Nacional de Informações (SNI), impetrou dois Habeas Corpus (HC 96145 e 96146) no Supremo Tribunal Federal (STF). Nas ações, o ex-agente busca garantir seus direitos constitucionais durante depoimento, respectivamente, na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional e na Comissão Parlamentar de Inquérito que apura escutas telefônicas clandestinas.

Os advogados alegam que seu cliente poderá sofrer constrangimento ilegal por ter sido intimado a prestar depoimento no dia 17 de setembro de 2008, perante a Comissão Mista de Controle. Quanto à CPI de escutas telefônicas, apenas consta no habeas que Francisco Nascimento já foi intimado, porém sem data marcada para prestar as informações.

Segundo a defesa, a intimação se deve a uma matéria jornalística que menciona que Francisco do Nascimento seria responsável pela gravação ilegal de conversas telefônicas entre o presidente do STF , ministro Gilmar Mendes,  e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), conduta que nega e reprova energeticamente.

Urge ressaltar que o paciente (Nascimento) não pretende furtar-se a comparecer perante a Comissão, apenas quer fazê-lo de forma tranqüila, do ponto de vista de ver respeitadas as suas garantias e, sobretudo, a sua dignidade, sustentou a defesa, que usou os mesmos argumentos nos dois habeas corpus.

Assim, a defesa pede a concessão da liminar para que sejam resguardados os seguintes direitos constitucionais: não ser compelido a assinar termo de compromisso de dizer a verdade; permanecer em silêncio; não se incriminar; ser assistido por seus advogados e comunicar-se livremente e em particular com os mesmos; e extrair cópias da investigação antes da sessão.

O HC 96145, sobre o depoimento na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional, é relatado pela ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha. Já o HC 96146, referente ao requerimento da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura escutas telefônicas clandestinas, tem como relator o ministro Cezar Peluso.

EC/LF

Voltar para notícias

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.
 
Copyright (c) 2006-2019. JurisWay - Todos os direitos reservados