 Josicleide |
Gerúndio X Gerundismo ()
GERÚNDIO/GERUNDISMO
Gerúndio e gerundismo são diferentes: o gerundismo é um vício de linguagem, ou seja, uma forma inadequada de utilização do gerúndio, portanto jamais deve ser usado. Mas não se preocupe, aqui em Brasília, onde moro, o Governador, cansado de ouvir a inadequação, resolveu decretar o fim do gerúndio. Disse que a partir de então o dito cujo estaria demitido dos órgãos públicos de Brasília. Cometeu dois enganos: primeiramente o método correto seria a instrução do pessoal; o segundo engano foi a injustiça que cometeu contra o gerúndio que pagou pelos erros do gerundismo, este sim, deveria ser demitido pela educação.
Mas aqui no Brasil é assim, fazem-se as leis e espera-se que por "osmose" toda a sociedade integre-se a ela, e é por isso que nossa Constituição é uma bela poesia.
Mas, vamos ao que interessa: quando poderemos usar o gerúndio, pois já sabemos que o gerundismo deve ser eliminado sem dó nem piedade.
O Gerúndio é uma das formas nominais do verbo e deve ser usado quando a ação está em curso, ou seja, no exato momento em que o ato está se realizando. Vamos aos exemplos para clarear o entendimento:
EX: comendo, jantando, fazendo, andando, anotando, ligando.
Veja o uso correto e o uso inadequado, nas frases abaixo:
O chefe liga pra você e pergunta pelo relatório que você deve entregar a ele no fim do expediente, ao que você responde:
_ Eu estou fazendo o relatório. (CERTO)
_ Eu vou está fazendo o relatório após o almoço. (ERRADO)
A primeira resposta está correta, veja que o fato ocorre no presente, ou seja, você está fazendo.
Na segunda frase, você deveria dizer: eu farei o relatório após o almoço. Pois a ação não está no presente e sim no futuro.
Veja outros exemplos:
_Você já ligou para o cliente?
_ vou está ligando daqui a pouco (ERRADO)
_ Vou ligar (ou) ligarei daqui a pouco (CERTO)
_Boa, tarde, eu quero falar com o Marciel?
_ O Marciel está almoçando, quer deixar recado? (CERTO)
Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas.
|