Página
Inicial
JurisWay
é...
Responsabilidade
Social no Brasil
Anuncie
Conosco
Conheça nossos
Colaboradores
Profissionais
Classificados
Críticas e
Sugestões
Busca Geral JurisWay
Login JurisWay


Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Ainda não tem login?
Cadastre-se já!

 
Conteúdo  gratuito.
Cadastro opcional.


Conteúdo JurisWay

 

Fórum de Discussões

Este espaço é destinado ao uso exclusivo dos usuários do site, que podem interagir entre si fazendo suas perguntas e ajudar os outros dando respostas.

Atenção: Os conteudistas do JurisWay não respondem perguntas através do Fórum.

 
indique está página Indique aos amigos
 
Condomínio
Mostrando 1-3 de 3 registros.

Registro de Imóvel (08/01/2007 15:02:23)
Construí a minha casa no andar de cima da casa do meu sogro. Nesse caso, eu tenho que registrar o meu imóvel como unidade autônoma na Prefeitura? Se não fizer isso corro riscos de, na partilha de herança entre os meus cunhados, perder o meu bem? E no caso de separação, como fica a minha situação?

Gustavo
. ()
Caso a parte cedida pelo seu pai para a sua construção não seja mais do que 50% dos bens dele, ele pode lhe doar sem que os outros herdeiros reclamem futuramente, basta um contrato de doação de imóvel.

Mas se for mais do que 50% dos bens dele esta doação pode ser futuramente anulada.

Quando uma doação pode ser válida ou anulada

Luciana
. (10/01/2007 08:51:51)
Sra. Pat,

Todas as providências cabíveis para legalizar um imóvel nestas circunstâncias são aconselháveis, principalmente aprovar o projeto arquitetônico perante a municipalidade, definindo a separação das duas unidades e depois levar ao registro no cartório de registro de imóveis, contudo, nem sempre esta medida é possível, em face das inúmeras exigências municipais.

De qualquer forma é fundamental ressalvar seu direito sobre a construção e neste caso, não podendo ser totalmente legalizado, no mínimo deverão ser tomadas algumas precauções como: solicitar uma autorização escrita e detalhada do proprietário do imóvel, com a assinatura da esposa, constando claramente como deverá ser a construção e quais as utilidades previstas.

Este documento poderá ser registrado no cartório de títulos e documentos e poderá ser útil no futuro.

Você deve guardar, ainda, as notas fiscais de compras de materiais, recibos de mão de obra e comprovantes das demais despesas que eventualmente tenha com a obra.

Na hipótese de não ser possível regularizar, como devido, as unidades em nome de cada um, estes documentos poderão, pelo menos, comprovar os seus direitos em relação à obra e até permitir a apuração de indenização que lhe seja devida, no caso de uma retomada do imóvel.

Atenciosamente,
Luciana

Postar mensagem neste tópico

Voltar aos tópicos

Primeira << Anterior [1] Próxima >> Última

 
indique está página Indique aos amigos
 
© Copyright 2024 JurisWay - Todos os direitos reservados