Página
Inicial
JurisWay
é...
Responsabilidade
Social no Brasil
Anuncie
Conosco
Conheça nossos
Colaboradores
Profissionais
Classificados
Críticas e
Sugestões
Busca Geral JurisWay
Login JurisWay


Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Ainda não tem login?
Cadastre-se já!

 
Conteúdo  gratuito.
Cadastro opcional.


Conteúdo JurisWay

 

Fórum de Discussões

Este espaço é destinado ao uso exclusivo dos usuários do site, que podem interagir entre si fazendo suas perguntas e ajudar os outros dando respostas.

Atenção: Os conteudistas do JurisWay não respondem perguntas através do Fórum.

 
indique está página Indique aos amigos
 
Direito Penal
Mostrando 1-3 de 3 registros.

Carlos
Desistencia voluntária ()
Desistência voluntária - arrependimento eficaz-fundamento da não punição da tentativa quando o código prevê o arrependimento eficaz

João
cabe ressaltar que ()
Na desistência voluntária o agente esta caminhando para a concretização do pretendido, mas por um momento particular resolve se abster do ato; já no arrependimento eficaz (ele) cometeu o crime, mas se arrepende e socorre a vítima. Em ambos responderão até os atos praticados.
E se a vítima morrer? Não bastará sua boa vontade para que sua pena seja menor, se mesmo com o auxílio à vítima ,seu socorro não foi eficaz para impedir sua morte, responderá por homicídio.


Natanael
. ()
Importa lembrar que só é possivel nos crimes materiais onde a consumação é precedida por atos executorios. Tenho pra min que o ponto chave do instituto está no DOLO, ou seja, no momento que se arrepende o agente exclui o dolo e este como elemento subjetivo da tentativa não a deixa subsistir sem ele. Lembre-se que só há tentativa dolosa. Excluido o dolo do crime tentado este permanece nos atos executados até o momento, ou seja, nos atos executórios anteriores esteve presente o dolo e por isto que se forem fatos tipicos os atos até então executados serão punidos.
Por exemplo uma tentativa de homicidio em que o agente se arrepende e leva a vítima ao hospital mas resulta lesão corporal .
O arrependimento eficaz foi capaz de excluir o dolo do homicidio e afasta a tentativa mas como o ato executório resultou num fato tipico, a lesão corporal, e este foi realizado enquanto havia dolo na conduta do agente este deve responder pela lesão dolosa tão somente.

Postar mensagem neste tópico

Voltar aos tópicos

Primeira << Anterior [1] Próxima >> Última

 
indique está página Indique aos amigos
 
© Copyright 2020 JurisWay - Todos os direitos reservados