JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Um bom acordo é quando tudo se encaixa
23/07/2014

Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda
23/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
23/07/2014

Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira
21/07/2014

Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa
21/07/2014

ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual
21/07/2014

Estudar no exterior já é realidade da classe C
21/07/2014

Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014
21/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
21/07/2014

Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas
21/07/2014

Mais artigos...

 

Consórcios você sabe como funcionam?

Texto enviado ao JurisWay em 10/07/2014.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Consórcios você sabe como funcionam?
10/7/2014
imagem transparente

SÃO PAULO - Depois de se informar sobre a administradora e ler o contrato com atenção, você finalmente decidiu participar de um consórcio. Agora como um participante ativo, é importante que você conheça o funcionamento das Assembleias do grupo.

Com periodicidade mensal, as assembleias dos consórcios funcionam de forma semelhante àquelas dos condomínios de prédios. É através delas que todos os participantes do grupo de informam das novidades do grupo e se reúnem para tomar decisões. No sistema de consórcios existem três tipos de assembleias como detalhado abaixo.

Assembleia geral de constituição

Muita gente não sabe, mas um grupo de consórcio só é considerado constituído na data da primeira assembleia inaugural, que é denominada assembléia de constituição.

Nesta assembleia a administradora promove a eleição de três consorciados, que funcionarão como representantes não-remunerados dos demais participantes. É importante notar que estes representantes não podem ter sido contemplados e, caso isso aconteça, eles devem ser substituídos na assembleia seguinte.

Caberá a eles fiscalizar os atos da administradora, elaborar documento com o nome e endereço de todos os consorciados (o mesmo deve ficar à disposição para consulta por parte dos demais participantes) e, quando preciso, apresentar documento com firma reconhecida formalizando a discordância de algum consorciado com a divulgação das informações.

Na ata dessa assembleia deve ser registrado o nome e o endereço dos responsáveis pela auditoria externa que deve ser contratada pelo consórcio. A não-observância desses procedimentos e outros contidos pelo Banco Central dá ao consorciado o direito de desistir do consórcio ali mesmo, recebendo de volta o que já pagou, com atualização monetária.

Assembleia geral ordinária

Após a assembleia de constituição, todos os meses será realizada uma Assembleia Geral Ordinária (AGO). Esta assembleia é obrigatória, pois é nela que os participantes poderão se informar sobre as realizações do grupo, o que inclui a divulgação dos participantes contemplados.

Também é nela que acontece o contato da administradora com o consorciado, que pode esclarecer dúvidas sobre o andamento do grupo, evolução da prestação e outros. Para que ela seja realizada, não é preciso que todos os consorciados estejam presentes.

Como a legislação dos consórcios permite que a administradora fale em nome dos consorciados ausentes, a melhor forma de garantir os seus direitos é participar de todas as assembleias.

Assembleia geral extraordinária

Este tipo de assembleia é convocado para a resolução de questões eventuais que podem surgir ao longo do consórcio. Ela serve para a deliberação a respeito do aumento do prazo do consórcio, de possíveis atrasos nos pagamentos, da dissolução do grupo, da substituição do bem e outros.

Para que os próprios consorciados provoquem a convocação da assembleia é preciso que 20% ou 30% dos participantes do grupo aceitem. A partir de então, a administradora terá cinco dias para realizá-lo.

A convocação da assembleia extraordinária deve ser feita por carta notificatória ou telegrama, com até oito dias de antecedência, constando dia, hora e local da realização, assim como os assuntos a serem discutidos.



Fonte: Msn.com
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados