JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Um bom acordo é quando tudo se encaixa
23/07/2014

Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda
23/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
23/07/2014

Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira
21/07/2014

Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa
21/07/2014

ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual
21/07/2014

Estudar no exterior já é realidade da classe C
21/07/2014

Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014
21/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
21/07/2014

Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas
21/07/2014

Mais artigos...

 

Vai viajar? Veja as 7 armadilhas em compras no exterior

Texto enviado ao JurisWay em 10/07/2014.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Vai viajar? Veja as 7 armadilhas em compras no exterior
10/7/2014
imagem transparente

Vai viajar? Veja as 7 armadilhas em compras no exterior

Vai viajar? Veja as 7 armadilhas em compras no exterior
As oportunidades podem parecer tão boas que muitos compram até o que não precisam (ThinkStock)


SÃO PAULO - Resistir à tentação das compras não é tarefa fácil, ainda mais quando você está curtindo uma viagem no exterior. Os preços atrativos e as conhecidas “lembrancinhas” são um convite para abrir a carteira - e ter problemas com o orçamento ao voltar da viagem.

Segundo o diretor da Mais Ativos Educação Financeira e autor do livro “Passaporte para viajar mai$”, Álvaro Modernell, é preciso tomar cuidado para não cair em armadilhas financeiras comuns entre os turistas, sobretudo, aqueles de primeira viagem. Confira abaixo alguns erros citados no livro:

1. Deslumbramento

Especialmente quem não está acostumado a viajar ao exterior, ao se deparar com tantas novidades, preços acessíveis e vontade de trazer lembranças e “troféus” da viagem acabam passando da conta e acabam se arrependendo dos excessos.

2. Comprar por impulso

As oportunidades podem parecer tão boas que muitos compram até o que não precisam, como roupas de montanha, trajes típicos ou equipamentos de esporte que nunca vai praticar. Afinal, o pensamento “no Brasil custaria o triplo” não justifica que você realmente precise comprar determinado item.

3. Levar gato por lebre

Se o preço for abaixo do valor de mercado, desconfie. O produto pode ser recondicionado, defeituoso, ilegal, roubado ou falso. Avalie se a loja merece sua confiança e seu dinheiro.

4. Olhar apenas o preço anunciado

Nem sempre o valor nos anúncios é o custo final. Atenção com as letras miúdas. Muitas ofertas são apenas “chamariz”. Nos EUA, existem taxas e impostos que elevam o valor final do produto. Em serviços como táxis e restaurantes, por exemplo, é sugerida gorjeta de 15% a 20% sobre o valor final. Mas, lá, diferentemente daqui, a “sugestão” de gorjeta é como se fosse obrigatório. Procure saber antes o preço final.

5. Comprar produtos incompatíveis com a realidade brasileira

Exemplo: produtos que exigem refil inexistente no Brasil, leitores de DVD, Blue-ray ou jogos que não leem discos de outra zona, filmes que não têm legenda ou áudio em português, etc.

6. Exceder a cota de compras

Apesar das pechinchas, no exterior há um limite de isenção de impostos para compras que poderá ser verificado na chegada ao Brasil. São 500 dólares em viagens aéreas ou marítimas, e 300 dólares por viagens terrestres ou fluviais. Sobre o valor que ultrapassar esse limite, incidirá imposto de importação de 50% para a maioria dos produtos, isso se a declaração for voluntária. Caso contrário, poderá incidir, ainda, multa de outros 50%. Aquilo que parecia uma pechincha pode ficar caro.

7. Estourar o orçamento

É tão fácil usar o cartão de crédito para fazer compras - só não pode esquecer que a fatura vai chegar, turbinada pelo IOF e sujeita à variação cambial. Para evitar susto no dia do vencimento, registre todos os gastos e saiba quanto já gastou até cada momento da viagem, fazendo balanços eventuais.



Fonte: Msn.com
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados