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SÃO PAULO – Após o anúncio da companhia Pluna Airline sobre a suspensão dos voos por tempo indeterminado, a Fundação Procon-SP informou que encaminhará um ofício à Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) solicitando que a entidade oriente os seus associados a providenciarem, assim que solicitado pelo consumidor, o cancelamento das compras, ainda não pagas, de passagens feitas através de cartão de crédito.
Segundo a fundação, a medida visa evitar prejuízos aos consumidores que possuem voos já programados. Além desta medida, o Procon-SP, orienta o consumidor que contratou o serviço da Pluna através de agência de viagem a entrar em contato com a mesma para negociar o cancelamento da compra, sem ônus, ou a acomodação em um voo de outra companhia.
Quem efetuou o pagamento com cheque, e quer sustá-lo, a fundação orienta que seja feito um boletim de ocorrência e que o documento seja encaminhado ao banco. Neste caso, a fundação ressalta, que o procedimento não impede que a empresa proteste o título.
O consumidor que não conseguir solução do caso junto à agência onde adquiriu a passagem, pode entrar em contato com a Fundação Procon- SP.
Entenda o caso
Na última quarta-feira (4), a empresa Pluna anunciou o cancelamento dos voos agendados entre os dias 4 e 6 de julho, devido a uma paralisação dos funcionários no Uruguai.
Nesta sexta-feira (6), a empresa voltou a publicar um comunicado em seu site informando a suspensão de seus voos por tempo indeterminado.
Segundo o anúncio publicado no site da companhia, os voos foram suspendidos devido à situação financeira que empresa atravessa.
A empresa também informou que irá fornecer todos os recursos disponíveis para entrar em contato com os passageiros afetados pelas circunstâncias e buscar a melhor solução possível.