JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Tecido de algodão elimina manchas e odores sob o Sol

Fonte: Diario da sáude 20/12/2011

Texto enviado ao JurisWay em 20/12/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Roupa autolimpante

Imagine um jeans, uma camiseta ou mesmo uma meia capaz de se desodorizar sozinha, bastando para isso ser colocada ao Sol.

Pois é justamente este o avanço que acaba de ser anunciado por dois cientistas chineses.

Mingce Long e Deyong Wu criaram um novo tecido de algodão capaz de se autolimpar, livrando-se de manchas e de bactérias, ao ser exposto à luz do Sol.

Dióxido de titânio

Os pesquisadores afirmam que seu tecido autolimpante usa um revestimento feito de um composto à base de dióxido de titânio, um material branco usado em inúmeros produtos, de tintas a protetores solares.

O dióxido de titânio quebra as partículas de sujeira e mata os micróbios através de uma reação fotoquímica - é por isso que a roupa precisa ser colocada no Sol.

Outros pesquisadores já haviam produzido roupas autolimpantes antes, mas elas precisavam ser colocadas sob luz ultravioleta, um processo similar à esterilização de produtos médicos, o que elimina toda a praticidade que se procura obter.

Máquina de lavar e secar

Os cientistas chineses afirmam que resolveram a deficiência das roupas autolimpantes usando um composto de dióxido de titânio e nitrogênio.

Isto não apenas eliminou a necessidade da luz ultravioleta, como também tornou o tecido capaz de eliminar manchas, como um corante laranja que, durante os experimentos, saiu totalmente apenas com a colocação da roupa sob o Sol.

Os pesquisadores afirmam que o revestimento continuou intacto mesmo depois que a roupa foi lavada e secada à máquina - o que foi feito justamente para testar a durabilidade do material.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados