JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Cuidado com consignado em casa

Fonte: O Dia Online 30/11/2010

Texto enviado ao JurisWay em 01/12/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



Operações fechadas nos bancos são mais seguras, porque a cópia do contrato sai na hora

Por Luciene Braga

Rio - Segurados do INSS que tomam dinheiro emprestado com agentes, em casa, devem ter cuidado. A advertência é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O instituto não autoriza empréstimos com esse tipo de atendimento, mas também não proíbe a operação por meio de intermediários, que podem atender aposentados e pensionistas na própria residência.

“Pode fazer em casa, mas é muito mais seguro no banco”, explica o diretor-adjunto de Produtos e Financiamento da Febraban, Ademiro Vian. “Essa permissão é relativa. Nunca existiu. Mas, necessariamente, não precisa sair de casa para fazer. Alguns bancos não têm agências, têm representantes. No País, há 140 mil correspondentes”, acrescenta.

Por segurança, o cuidado que a pessoa tem que ter é ficar com a cópia do contrato, no fechamento da operação. Enquanto agentes e correspondentes não entregam o documento. Na agência, a cópia é dada na hora.

Conforto pode custar caro aos segurados

A Previdência respondeu que não permite operações em casa, mas não há norma que impeça o uso de agentes de correspondentes na Instrução Normativa 28, que regula o consignado. Eles até ajudam onde não há banco, mas, apesar do conforto de fechar tudo em casa, é preciso conferir se o contrato tem cláusulas que asseguram o que foi combinado. Intermediário recebe comissão, encarecendo o empréstimo.





Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados