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SÃO PAULO – A Lei do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) completa dois anos nesta quarta-feira (1). A medida que busca melhorar o atendimento ao consumidor tem beneficiado tanto os clientes como as empresas.
Relacionamento cliente-empresa
Já oo gerente-executivo da área de Satisfação dos Clientes da TIM Brasil, Renato Cuenca, afirma que as regras da Lei do SAC são inovadoras e permitem estabelecer mudanças importantes no processo de relacionamento com os consumidores.
Para atender às normas, a TIM Brasil investiu na melhoria da qualidade do atendimento, nos processos internos, nos sistemas de tecnologia da informação e no treinamento da equipe de atendimento aos clientes.
Nestes dois anos, a empresa aponta que houve aumento de 28% no número de clientes, sendo que, no período de janeiro de 2009 até setembro de 2010, houve redução de 18% no número de reclamações.
Clareza
O vice-presidente de Clientes da SKY, Vito Chiarella, acrescenta ainda que a legislação possibilitou dar mais clareza aos consumidores, além de melhorias nos serviços prestados pelas operadoras.
“A SKY entende que a lei beneficiou o mercado, gerando assim mais sistemas de controle e monitoramento. Nós já obtínhamos excelência em nossos serviços com foco no cliente, fizemos poucos ajustes para nos adaptarmos à Lei", diz Chiarella.
Devido à legislação, a SKY, que operava das 6h à meia-noite, passou a operar 24 horas por dia, aumentando seu quadro de funcionários em 20%.