JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Juros nunca foram tão baixos

Fonte: Diário do Nordeste 22/11/2010

Texto enviado ao JurisWay em 22/11/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


As taxas médias cobradas nessa operação eram de 26% . Há um ano, estavam em 27,1% anuais

São Paulo - Os juros do crédito consignado nunca estiveram tão baixos desde o surgimento dessa modalidade de empréstimo, em 2003. Os dados mais recentes divulgados pelo Banco Central (BC), e que se referem a setembro, mostram que as taxas médias cobradas nessa operação eram em 26% ao ano.

Há um ano, estavam em 27,1% anuais. Em janeiro de 2004, quando o BC começou a acompanhar esse tipo de empréstimo, a taxa era de 41,4% ao ano. Essa operação tem taxas mais baixas em relação a outras porque oferece menos risco ao banco que concede o empréstimo. Isso porque o pagamento é descontado diretamente do salário do trabalhador formal ou do benefício do aposentado e pensionista do INSS.

Para os especialistas em finanças, uma das principais razões para o recuo dos juros do consignado está na competição entre as instituições financeiras. "A queda está relacionada ao aumento do volume de empréstimos e também à concorrência entre os bancos, que derrubam os juros para atrair clientes", afirma Alcides Leite, professor de Economia da Trevisan Escola de Negócios. Em setembro de 2009, o volume de crédito tomado era de R$ 100 bi. Em igual mês deste ano, chegou a R$ 131 bi, alta de 30,7%.




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados