JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Aplicativo para celular ajuda deficientes visuais a enxergar

Fonte: Magnet 26/5/2009

Texto enviado ao JurisWay em 10/09/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

Por Gislaine Ceregatti

Utilizando a câmera do aparelho, um software é capaz de reconhecer e descrever oralmente objetos.

O software SeeScan, desenvolvido pela empresa americana iVisit, promete aumentar a qualidade de vida de deficientes visuais. Utilizando a câmera dos telefones celulares mais modernos, o software é capaz de reconhecer objetos do dia-a-dia e descrevê-los em voz alta.

Segundo o Register Hardware , o programa possui uma biblioteca de objetos que permite confrontar as imagens gravadas na memória com as obtidas com a câmera do celular e, depois de um rápido processamento, identificar o objeto. Novas entradas podem ser adicionadas, contando-se com a ajuda de uma pessoa de visão inalterada.

O programa parece funcionar bem, diz o GSM Dome . Ao testar o SeeScan, até mesmo elementos parcialmente expostos, tais como um nota de dinheiro dobrada, foram facilmente identificados.

A iVisit está de olho em um vasto mercado potencial, já que as tecnologias atuais não prestigiam pessoas com problemas de visão. O site Into Mobile conta que, segundo pesquisa da empresa, mais de 11 milhões de americanos possuem alguma irregularidade visual e que, dentre esses, 10% são totalmente cegos. O software foi testado em um grupo de amostra com 30 usuários deficientes.

Uma versão beta do programa deve estar disponível até o final do ano, diz a iVisit. Em uma primeira fase, a aplicação rodará em aparelhos dotados de Windows Mobile, mas versões para sistema operacional Symbian e para o iPhone já estão em desenvolvimento.





Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados