JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Está com o nome sujo? Veja o que acontece com quem entra na lista de inadimplentes

12/06/2017 Fonte: G1

Texto enviado ao JurisWay em 19/06/2017.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


Ficar com o nome sujo impede que o consumidor consiga novos créditos ou fará com que ele pague taxas mais altas; veja como retirar seu nome do cadastro.

Por Lívia Torres, G1
12/06/2017 09h10  Atualizado há 2 horas

Quando o consumidor deixa de pagar uma conta, ele corre o risco de ter o nome incluído no cadastro de inadimplentes. Ou seja, na lista do SPC, do SCPC ou do Serasa.

Mas o que isso significa na prática? Isso faz com que ele não possa obter novos créditos ou pague taxas muito mais altas.

A decisão de colocar seu nome no cadastro de inadimplentes é do credor. Ou seja, quem deveria receber a conta que não foi paga. Em geral, as empresas tentam negociar com o cliente primeiro e dar um prazo para ele pagar a conta. E só depois mandam o seu nome para o cadastro de inadimplentes.

Segundo o economista e professor da PUC-Rio Mauro Rochlin, o nome ainda precisa ser processado pelos SPC ou Serasa antes de aparecer na lista pública de devedores.
"O sistema precisa de um prazo para processar as informações. Não é que você não pagou uma conta e vai entrar no Serasa no dia seguinte", explicou o professor.

E para limpar o nome?

O jeito mais rápido de limpar seu nome é pagar a conta atrasada. Pelo Código de Defesa do Consumidor, o nome do cliente deve ser excluído do cadastro de devedores em até cinco dias úteis após ele ter regularizado sua situação.

Mesmo que o consumidor não pague a dívida, o prazo máximo para um nome ficar sujo é de cinco anos. A partir desse momento, o nome do devedor deve ser retirado do cadastro de inadimplentes mesmo se ele ainda estiver devendo para a empresa que o cadastrou.

Isso não significa que o consumidor se livrou da dívida que não pagou, explica Rochlin. Ele ainda poderá ser cobrado pelo credor na Justiça.

E como saber se está com o nome sujo?

Para saber se você está com o nome sujo na praça, é possível consultar o seu CPF nos sites das instituições donas dos cadastros de inadimplentes.



Para acessar o site G1, clique aqui.

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados