JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Farmácia Popular ganha novas regras para evitar fraudes

24/01/2017 Fonte: IG

Texto enviado ao JurisWay em 24/01/2017.

indique está página a um amigo Indique aos amigos




Ministério da Saúde encontrou irregularidades em quase todas as unidades e, a partir de agora, venda de remédios será feita a partir da idade da pessoa


Rodrigo Nunes/MS
Farmácia Popular foi criado em 2014 e, segundo o Ministério da Saúde, já atendeu mais de 39 milhões de pessoas

O Ministério da Saúde anunciou na noite desta quarta-feira (18) novas regras para venda de medicamentos pelo programa Farmácia Popular. O problema é que a pasta encontrou irregularidades em praticamente todas as unidades – apenas em uma estava tudo bem. Após as auditorias realizadas em 2016, foi possível descobrir um prejuízo que chegava a R$ 60 milhões aos cofres públicos.

LEIA MAIS: Farmácia popular: 14 casos em que o estabelecimento pode ser descredenciado

A partir dos dados do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), o ministério percebeu medicamentos estavam sendo vendidos pelo Farmácia Popular para pessoas com idades não compatíveis à doença. Em alguns casos, o CPF que era usado para realização da compra não era nem mesmo de uma pessoa que estava viva.

A partir de agora, os remédios para colesterol alto só poderão ser vendidos para pessoas com mais de 35 anos. No caso dos medicamentos para osteoporose, a idade mínima é 40 anos. Já no caso do mal de Parkinson, 50 anos, e hipertensão, 20 anos. Os contraceptivos também entram na lista e só poderão ser distribuídos a pessoas entre 10 e 60 anos.

LEIA MAIS: Ministério da Saúde confirma a morte de oito pessoas por febre amarela

Nos casos específicos, de pacientes que estiverem fora da faixa etária estabelecida para venda, será possível requerer a inclusão do CPF no sistema. A pessoas deve entrar em contato com a Ouvidoria Geral do SUS pelo telefone 136 ou o e-mail analise.fpopular@saude.gov.br.

De acordo com Renato Alves Teixeira Lima, diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, a economia que será gerada a partir desta medida possibilitará aumentar a oferta de tratamentos para a população.

Farmácia Popular

O programa foi criado em 2014 e, segundo o Ministério da Saúde, já atendeu mais de 39 milhões de pessoas. Ao todo, são disponibilizados 25 produtos, sendo que 14 deles gratuitamente e o restante com descontos que chegam a 90%.

LEIA MAIS: Devo me vacinar contra a febre amarela? Saiba como se proteger da doença

Para retirar os medicamentos pelo Farmácia Popular, o paciente deve apresentar o documento de identidade, CPF e receita médica dentro do prazo de validade: 180 dias. A receita médica pode ser emitida tanto por um profissional da rede pública quanto por médico que atendem em hospitais ou clínicas privadas.

Fonte: Saúde - iG @ http://saude.ig.com.br/2017-01-19/novas-regras-farmacia-popular.html




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados