Prova Concurso Público - PGE/MT - Procurador do Estado - Julho/2016 - FCC

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 25% acertaram esta questão.

622 pessoas responderam.

Direito Tributário


57ª Questão:

Tendo em vista calamidade pública, regularmente decretada pelo Governador do Estado, e a necessidade de elevação dosníveis de arrecadação de Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e prestações de serviços de transporteinterestadual e intermunicipal e de comunicação − ICMS, Imposto sobre a propriedade de veículos automotores − IPVA eImposto sobre transmissão causa mortis e doação − ITD, é INCORRETA a adoção da seguinte medida:

a) aumento do ICMS sobre bens supérfluos, mediante lei estadual, para vigência após decorridos noventa dias da edição dalei correspondente.

156 marcações (25%)
b) revisão, mediante os atos infralegais pertinentes, das margens de valor adicionado utilizadas para o cálculo do ICMSdevido no regime de antecipação tributária, para vigência imediata.

110 marcações (18%)
c) aumento, por meio de lei editada no mês de julho do ano corrente, das bases de cálculo do IPVA, para vigência no anoseguinte ao de sua edição.

81 marcações (13%)
d) antecipação dos prazos de recolhimento dos impostos estaduais, para vigência imediata.

169 marcações (27%)
e) elevação, por meio de lei, das alíquotas do ITD aplicáveis a partir dos fatos geradores ocorridos durante o ano-calendário2017, respeitando-se o prazo mínimo de noventa dias contados da edição da lei.


106 marcações (17%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Julho/2016.