Prova Concurso Público - PGE/MT - Procurador do Estado - Julho/2016 - FCC

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 39% acertaram esta questão.

1.197 pessoas responderam.

Direito Processual Civil


45ª Questão:

A respeito de competência absoluta e relativa, segundo legislação vigente,

a) a incompetência relativa não pode ser conhecida de ofício pelo Magistrado, pois deve ser alegada pelo réu em exceção deincompetência, em peça apartada, no mesmo prazo da contestação.

136 marcações (11%)
b) a competência prevista em lei para a execução fiscal, é de natureza funcional e, assim, absoluta, de modo que pode serdeclinada de ofício pelo Magistrado.

112 marcações (9%)
c) a incompetência, seja absoluta ou relativa, deve ser alegada pelo réu em preliminar de contestação; todavia, caso não ofaça no prazo legal, somente esta última se prorroga.

468 marcações (39%)
d) o Código prevê que é possível a reunião de duas ações conexas no juízo prevento, ainda que se trate de competência emrazão da matéria, desde que haja interesse público que justifique a união das demandas para único julgamento.

193 marcações (16%)
e) a incompetência territorial é relativa e, por isso, não pode ser conhecida de ofício pelo Magistrado, razão pela qual seprorroga, caso não seja alegada no momento oportuno.

288 marcações (24%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Julho/2016.