Prova Concurso Público - MPE/MS - Promotor de Justiça - Outubro/2015 - MPE - (Gabarito Definitivo)

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 36% acertaram esta questão.

134 pessoas responderam.

Tutela de Interesses Difusos e Coletivos


74ª Questão:

Ainda, sobre a Lei de Improbidade Administrativa (LIA -Lei n.º 8.429/92), aponte a alternativa correta :



a) Devem ser aplicadas cumulativamente as sanções previstas no art. 12, incisos I, II. e III. , da LIA. Já o quantum da pena de acordo com a gravidade do fato.

14 marcações (10%)
b) A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória. Todavia, a autoridade judicial ou administrativa competente poderá determinar o afastamento do agente público do exercício do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração, por no máximo 90 (noventa) dias.

39 marcações (29%)
c) Adquirir, para si ou para outrem, no exercício do mandato, cargo, emprego ou função pública, bens d e qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do agente público constitui ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário.

18 marcações (13%)
d) A ação de improbidade administrativa pode ser proposta dentro do prazo prescricional prevista em lei específica para faltas disciplinares puníveis com demissão a bem do serviço público, nos casos de exercício de cargo efetivo ou emprego.

48 marcações (36%)
e) O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer I. licitamente está sujeitos às cominações da LIA até o integral ressarcimento do dano.


15 marcações (11%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Outubro/2015.