Prova Concurso Público - MPE/MS - Promotor de Justiça - Outubro/2015 - MPE - (Gabarito Definitivo)

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 24% acertaram esta questão.

251 pessoas responderam.

Direito Processual Penal


38ª Questão:

Analise as proposições abaixo, segundo a orientação do Supremo Tribunal Federal:

I. O membro do Congresso Nacional, quando licenciado para o exercício de determinados cargos no Poder Executivo, como o de Secretário de Estado, não perde a prerrogativa de foro perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns.

II. Nas ações penais originárias do Supremo Tribunal Federal, eventual renúncia do parlamentar ao cargo eletivo – após o final da instrução criminal – não gera o efeito de cessar a competência do Supremo para julgar o processo.

III. É possível que Tribunal de Justiça discipline, por resolução, que a competência da vara especializada em vi olência doméstica se estenda para as hipóteses de crimes dolosos contra a vida até a conclusão da instrução preliminar e a pronúncia, com a posterior redistribuição para vara do tribunal do júri.

IV. Não viola as garantias do juiz natural, da ampla defesa e do devido processo legal a atração por continência ou conexão do processo do corréu ao foro por prerrogativa de função de um dos denunciados.

Assinale a alternativa correta :



a) Todas as proposições são verdadeiras.

46 marcações (18%)
b) Somente as proposições I, II e IV são corretas.

80 marcações (32%)
c) Somente as proposições II e III são corretas.

29 marcações (12%)
d) Somente as proposições I e IV são corretas.

37 marcações (15%)
e) Somente as proposições I, III e IV são corretas.


59 marcações (24%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Outubro/2015.