Prova Concurso Público - Defensoria Pública/SP - Defensor Público - Outubro/2015 - FCC

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 34% acertaram esta questão.

291 pessoas responderam.

Direito da Criança e do Adolescente


64ª Questão:

Quanto às medidas de proteção previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente,



a) em respeito ao princípio da intervenção precoce, observada situação de vulnerabilidade, a criança deverá ser imediatamente inserida em acolhimento institucional ou familiar, devendo a entidade comunicar ao Juízo da Infância e Juventude o acolhimento em até 24 (vinte e quatro) horas.


82 marcações (28%)
b) pode o Conselho Tutelar e o Magistrado de ofício determinarem ao ente público responsável a inserção de crianças específicas no sistema de ensino, mesmo sem postulação prévia do interessado.


99 marcações (34%)
c) cabe ao Conselho Tutelar executar as medidas protetivas por ele aplicadas, nos termos da Resolução nº 113 do CONANDA.


37 marcações (13%)
d) crianças ou adolescentes em situação de drogadição poderão ser incluídos em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento, inclusive com internação em hospital psiquiátrico, sem a necessidade de laudo médico, desde que comprovado o uso de drogas e verificado o melhor interesse da criança ou do adolescente.


40 marcações (14%)
e) a colocação em família substituta dependerá sempre de procedimento de jurisdição contenciosa.


33 marcações (11%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Outubro/2015.