Juiz do Trabalho - TRT-MA 2015 - (Gabarito Definitivo (14/09/2015))

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 31% acertaram esta questão.

194 pessoas responderam.

Direito Previdenciário


95ª Questão:

Considerando as afirmações abaixo, assinale a alternativa CORRETA:

I. A seguridade social é técnica de proteção social, custeada solidariamente por toda a sociedade segundo o potencial de cada um, propiciando universalmente a todos o bem-estar das ações de saúde e dos serviços assistenciais, conforme a realidade sócio-econômica, e das prestações previdenciárias.

II. A Previdência Social, organizada sob a forma de um sistema contributivo e de filiação obrigatória, concederá benefícios visando à cobertura dos riscos doença, invalidez, morte, idade avançada, proteção à maternidade e à família.

III. A solidariedade pode ser considerada um postulado fundamental do Direito da Seguridade Social previsto implicitamente na Constituição.

IV. Em que pese a Constituição Federal assegure a irredutibilidade dos benefícios da Previdência Social, não há garantia no sentido de que seus reajustes obedeçam aos mesmos índices do salário mínimo.



a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

50 marcações (26%)
b) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.

26 marcações (13%)
c) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

37 marcações (19%)
d) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

21 marcações (11%)
e) Todas as afirmativas estão corretas.


60 marcações (31%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Agosto/2015.