Prova Concurso Público - TRT/AL - Analista judiciário - Área Judiciária - Janeiro/2014 - FCC

Questão Fácil
(acima de 60% de acertos)

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785 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 1 a 7

Atenção:  Para responder às questões de números 1 a 7, considere o texto abaixo.

O MAQUINISTA empurra a manopla do acelerador. O  trem cargueiro começa a avançar pelos vastos e desertos prados do Cazaquistão, deixando para trás a fronteira com a China.

O trem segue mais ou menos o mesmo percurso da lendária Rota da Seda, antigo caminho que ligava a China à Europa e era usado para o transporte de especiarias, pedras preciosas e, evidentemente, seda, até cair em desuso, seis séculos atrás.
Hoje, a rota está sendo retomada para transportar uma carga igualmente preciosa: laptops e acessórios de informática fabricados na China e enviados por trem expresso para Londres, Paris, Berlim e Roma.
A Rota da Seda nunca foi uma rota única, mas sim uma teia de caminhos trilhados por caravanas de camelos e cavalos a partir de 120 a.C., quando Xi´an −cidade do centro-oeste chinês, mais conhecida por seus guerreiros de terracota −era a capital da China.
As caravanas começavam cruzando os desertos do oeste da China, viajavam por cordilheiras que acompanham as fronteiras ocidentais chinesas e então percorriam as pouco povoadas estepes da Ásia Central até o mar Cáspio e além.

Esses caminhos floresceram durante os primórdios da Idade Média. Mas, à medida que a navegação marítima se expandiu e que o centro político da China se deslocou para Pequim, a atividade econômica do país migrou na direção da
costa.

Hoje, a geografia econômica está mudando outra vez.

Os custos trabalhistas nas cidades do leste da China dispararam na última década. Por isso as indústrias estão transferindo sua produção para o interior do país.

O envio de produtos por caminhão das fábricas do interior para os portos de Shenzhen ou Xangai −e de lá por navios que contornam a Índia e cruzam o canal de Suez −é algo que leva cinco semanas. O trem da Rota da Seda reduz
esse tempo para três semanas. A rota marítima ainda é mais barata do que o trem, mas o custo do tempo agregado por mar é considerável.
Inicialmente, a experiência foi realizada nos meses de verão, mas agora algumas empresas planejam usar o frete ferroviário no próximo inverno boreal. Para isso adotam complexas providências para proteger a carga das temperaturas
que podem atingir 40ºC negativos.
(Adaptado de: www1.folhauol.com.br/FSP/newyorktimes/122473)


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2ª Questão:

Há relação de causa e consequência, respectivamente, entre

a) o aumento dos custos trabalhistas no leste da China e a atual transferência da produção industrial para o interior do país.

514 marcações (65%)
b) a redução de tempo no atual transporte por trem na Rota da Seda e a aceleração da venda de produtos de informática.

82 marcações (10%)
c) o uso de caminhões para o transporte de carga e a atual mudança da geografia econômica da China.

31 marcações (4%)
d) a retomada do transporte de mercadorias pela Rota da Seda e o aumento nos custos do transporte marítimo.

85 marcações (11%)
e) a suspensão do uso da Rota da Seda no fim da Idade Média e a diminuição na demanda do Ocidente por especiarias e seda.

73 marcações (9%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Janeiro/2014.