Prova Concurso Público - TJ/CE - Analista judiciário - Área Judiciária - Junho/2014 - CESPE - UnB

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 32% acertaram esta questão.

622 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 3 a 4

Texto para as questões 3 e 4



Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


3ª Questão:

No que se refere ao emprego da vírgula, assinale a opção correta.

a) Sem prejuízo da correção gramatical do texto ou de seu sentido original, a vírgula empregada em “Escuta, papel” (R.13) poderia ser suprimida.

63 marcações (10%)
b) O emprego da vírgula em “Quando sentires que insisto nessa nota, esquiva-te da minha mesa” (R.7 e 8) é obrigatório, uma vez que a vírgula isola uma oração adverbial deslocada.

202 marcações (32%)
c) A oração introduzida pela conjunção “mas”, em “Tempo sobra-me, mas tu sabes que é ainda pouco para mim mesmo” (R.16 e 17), classifica-se como oração subordinada adverbial, o que justifica o emprego da vírgula logo após “sobra-me”.

130 marcações (21%)
d) No trecho “tu sabes que é ainda pouco para mim mesmo, para o meu criado José, e para ti” (R.16 e 17), as vírgulas foram empregadas para separar elementos de uma enumeração que exercem, a função de complemento verbal no período.

159 marcações (26%)
e) No primeiro período do texto, o emprego das vírgulas que isolam o trecho “amigo papel” deve-se à repetição do termo “papel”.

68 marcações (11%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Junho/2014.