Prova Concurso Público - MPE/ES - Promotor de Justiça Substituto - Junho/2013 - Vunesp

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 31% acertaram esta questão.

1.155 pessoas responderam.

Direito Administrativo


72ª Questão:

Assinale a alternativa que corretamente trata da desapropriação como forma de intervenção do Estado na propriedade.

a) A expedição do decreto expropriatório possui como efeito, dentre outros, a fixação do estado da coisa para fins de indenização, devendo as benfeitorias voluptuárias realizadas após a expedição do decreto serem indenizadas.

68 marcações (6%)
b) A desapropriação por interesse social para política urbana tem função sancionatória, pois recai sobre imóveis que desatendem sua função social, mas a indenização, ainda em títulos da dívida pública, terá valor real, refletindo o valor da base de cálculo do IPTU e computando lucros cessantes e juros compensatórios.

172 marcações (15%)
c) A desapropriação por zona poderá ser realizada em qualquer região do País onde forem encontra­ das culturas ilegais de plantas psicotrópicas, sendo imediatamente destinadas ao assentamento de colo ­ nos para cultivo de produtos alimentícios e medicamentosos.

164 marcações (14%)
d) São isentas de impostos federais, estaduais e municipais as operações de transferência de imóveis desapropria­ dos para fins de reforma agrária e de interesse social para política urbana.

391 marcações (34%)
e) Na hipótese de desapropriação por interesse social, o prazo de caducidade é de 2 (dois) anos, contados da expedição do decreto. Nas desapropriações por necessidade ou interesse público, o prazo é de 5 (cinco) anos.

360 marcações (31%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Junho/2013.