Prova Concurso Público - MTE/BR - Auditor Fiscal do Trabalho - Dezembro/2003 - ESAF

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 43% acertaram esta questão.

157 pessoas responderam.

Língua Portuguesa


20ª Questão:

No texto abaixo, assinale o trecho transcrito com erro de pontuação.

a) À margem do circuito “virtuoso” estão os países que cederam às pressões para empreender, de forma imprudente, a abertura da conta de capital.

28 marcações (18%)
b) Nos dias de hoje — tal como nas três últimas décadas do século XIX — a abertura e a descompressão financeiras nos países da periferia inverteram as determinações do balanço de pagamentos.

16 marcações (10%)
c) Diante dos movimentos especulativos e de arbitragem das massas de capital monetário, os países da periferia — dotados de moedas frágeis, com desprezível participação nas transações internacionais — encontram-se diante dos riscos da valorização indesejada da moeda local, de operações de esterilização dos efeitos monetários da expansão das reservas (explosão da dívida pública), dos déficits insustentáveis em conta corrente e, finalmente, das crises cambiais e financeiras.

23 marcações (15%)
d) A instabilidade dessas políticas macroeconômicas — permanentemente submetidas às tensões que derivam das avaliações dos agentes nos mercados financeiros e de capitais — não permite a execução de políticas de crescimento.

22 marcações (14%)
e) Evidentemente, a estrita dependência dos humores, e dos julgamentos dos mercados financeiros internacionais impede qualquer política verdadeiramente ativa de produção e de investimento, porquanto, são precárias as informações adequadas para a tomada de decisões empresariais na esfera do investimento.

68 marcações (43%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Dezembro/2003.