Prova Concurso Público - MTE/BR - Auditor Fiscal do Trabalho - Dezembro/2003 - ESAF

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 35% acertaram esta questão.

133 pessoas responderam.

Língua Portuguesa


19ª Questão:

O texto A riqueza ensurdece (VEJA, 23 de setembro de 2003) foi adaptado para compor as opções abaixo. Assinale aquela em que a transcrição respeitou as regras gramaticais da norma culta.

a) Os países ricos sairam da reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), no México, sem ouvir os pleitos dos países emergentes. A surdez dos ricos redundou no fracasso do encontro em que havia esperança de, pela primeira vez se produzir, um acordo global de comércio com benefícios para todos.

29 marcações (22%)
b) A reunião foi encerrada sem que os países em desenvolvimento conseguirem a mais vaga promessa de diminuição do subsídio anual - de cerca de 350 bilhões de dólares - com o quê os países europeus e os Estados Unidos adubam sua agricultura.

9 marcações (7%)
c) Por não conseguirem enxergar além dos interesses, de seus próprios agricultores os países desenvolvidos também não avançaram o que queriam: regras claras e transparência para investimentos, concorrências e compras governamentais. Os dois lados sairam perdendo.

19 marcações (14%)
d) Como sempre, a banda pobre do mundo perdeu mais, pois está provado que a aceleração do comércio internacional é a mais eficiente ferramenta de produção de riqueza. Desse ponto de vista, é um equívoco comemorar como vitória o impasse do encontro.

47 marcações (35%)
e) O Brasil saiu como líder do chamado G22, grupo de países que apôs resistência às propostas dos países ricos. É uma posição de destaque. Não é, porém uma posição confortável, pois aos líderes não bastam levantar obstáculos à maus acordos. Líderes têm que produzir condições para que as negociações cheguem à bom termo.

29 marcações (22%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Dezembro/2003.