Prova Concurso Público - Polícia Federal/BR - Agente - Maio/2012 - CESPE - UnB

Questão Fácil
(acima de 60% de acertos)

Até agora, 62% acertaram esta questão.

3.643 pessoas responderam.

Atualidades

Anexo para as questões 46 a 49

Os países que participam de uma nova Cúpula das Américas abrigam as 32 cidades mais violentas do mundo. Esse dado terrível já seria suficiente para que o consumo e o tráfico de drogas estivessem no centro dos debates, uma vez que violência e narcotráfico são irmãos siameses. Mas a questão das drogas só entrará nos salões da cúpula pela porta lateral. O presidente da Guatemala, um dos países que estão se transformando em Estados falidos em consequência do narcotráfico, já anunciou que quer discutir o assunto a partir de um argumento imbatível: a política atual, puramente repressiva, fracassou.

Clóvis Rossi. Drogas, tema inescapável. In: Folha de S.Paulo, 12/4/2012, p. A14 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência e considerando a amplitude do tema por ele focalizado, julgue os itens que se seguem.


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


48ª Questão:

O governante citado no texto sugere que erradicar a produção, interditar o tráfico e criminalizar o consumo são decisões que, integrando a estratégia de guerra contra as drogas comandada por Washington, deram resultados pífios, razão pela qual o tema deveria ser discutido em profundidade na Cúpula das Américas.

c) A Alternativa está CORRETA.

2.246 marcações (62%)
e) A Alternativa está ERRADA.

1.397 marcações (38%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Maio/2012.