Prova Concurso Público - TRF/1ª REGIÃO - Analista judiciário - Área Judiciária - Março/2011 - FCC

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 33% acertaram esta questão.

1.921 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 9 a 13

Atenção: Para responder às questões de números 9 a 13, considere o texto abaixo.



(Conferência pronunciada por Joaquim Nabuco a 28 de agosto de 1908 na Universidade de Chicago. Essencial Joaquim Nabuco. Organização e introdução de Evaldo Cabral de Mello. São Paulo: Penguin Classics, Companhia das Letras, 2010, p. 548)


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


10ª Questão:

Em seu discurso, Joaquim Nabuco

a) expressa temor pelos futuros aspectos negativos do progresso, de que dependeriam as transformações da condição humana.

314 marcações (16%)
b) dá sequência à ideia inicial − Ufano-me de falar nesta instituição − pela minuciosa descrição dos sentimentos que o consternam naquele momento.

368 marcações (19%)
c) ressalta os aspectos que, segundo seu julgamento, motivam o fato de Chicago, naquele momento, vir assombrando o mundo.

637 marcações (33%)
d) faz um enérgico tributo à ciência, objeto principal de suas considerações, sem conseguir disfarçar certo ressentimento de americano do sul.

447 marcações (23%)
e) atribui à religião o adequado encaminhamento da ciência, de que resultam as propícias possibilidades deste campo de conhecimento.

155 marcações (8%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Março/2011.