Prova Concurso Público - TJ/GO - Juiz Estadual - Agosto/2007 - TJ

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 60% acertaram esta questão.

915 pessoas responderam.

Direito Comercial


45ª Questão:

À vista das assertivas abaixo, assinale, ao final, a alternativa correta:

I. A regra, no direito societário brasileiro, é a da subsidiariedade da responsabilidade dos sócios pelas obrigações sociais.

II. A sociedade empresária estrangeira pode funcionar no Brasil, independentemente de autorização do governo federal, contudo, o interessado deve cientificar o Ministério ou agência estatal competente do início de seu funcionamento no país, para efeito de fiscalização de suas atividades no território nacional.

III. O princípio da autonomia patrimonial das pessoas jurídicas, no Brasil, é sempre prestigiado, até mesmo nas hipóteses de uso fraudulento ou abusivo do instituto, cabendo ao prejudicado se valer da via judicial para ressarcimento de prejuízos decorrentes do mau uso do instituto.

IV. São contratuais as sociedades em nome coletivo, em comandita simples e limitada, e institucionais as sociedades anônima e em comandita por ações.

a) Todas as assertivas estão corretas;

100 marcações (11%)
b) Apenas as assertivas I e IV estão corretas;

550 marcações (60%)
c) As assertivas II e III estão corretas;

114 marcações (12%)
d) Todas as assertivas estão incorretas.

151 marcações (17%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Agosto/2007.