Prova Concurso Público - TRT/PI - Juiz do Trabalho Substituto - Maio/2006 - TRT - (1º Dia)

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 32% acertaram esta questão.

173 pessoas responderam.

Direito Processual do Trabalho


45ª Questão:

Consideradas as afirmações abaixo, marque a letra que contém a resposta correta:

I. Na ação de consignação em pagamento o réu, mesmo que alegue insuficiência do depósito, poderá levantar, desde logo, a quantia ou a coisa depositadas, com a conseqüente liberação parcial do autor, prosseguindo o processo quanto à parcela controvertida.

II. Tem legitimidade ativa para propositura da ação de prestação de contas quem tiver o direito de exigi-las ou a obrigação de prestá-las. A sentença que julgar procedente a ação condenará o réu a prestar contas no prazo de cinco dias, sob pena de multa diária.

III. Na ação monitória a defesa será feita mediante embargos, que poderão ser opostos pelo réu no prazo de quinze dias, contados da penhora, os quais suspenderão a eficácia do mandado inicial.

IV. A ação anulatória (“querela nullitatis”) é cabível para rescindir os atos judiciais praticados mediante provocação das partes, inclusive a sentença, desde que seja meramente declaratória.

V. De acordo com a atual jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho, em se tratando de ação anulatória de cláusula de acordo ou convenção coletiva de trabalho, a competência originária será a mesma do juízo em que praticado o ato supostamente eivado de vício.

a) Somente I está correta.

56 marcações (32%)
b) Somente II e III estão corretas.

26 marcações (15%)
c) Somente V está errada.

30 marcações (17%)
d) Todas estão corretas.

43 marcações (25%)
e) Todas estão erradas.

18 marcações (10%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Maio/2006.