Prova Concurso Público - TRT/PI - Juiz do Trabalho Substituto - Maio/2006 - TRT - (1º Dia)

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 27% acertaram esta questão.

282 pessoas responderam.

Direito Individual do Trabalho


13ª Questão:

Consideradas as afirmações abaixo, marque a letra que contém a resposta correta:

I. Tendo em vista que as Leis nºs 3.999/1961 e 4.950/1966 não estipulam a jornada reduzida, mas apenas estabelecem o salário mínimo da categoria para uma jornada de quatro horas para os médicos e engenheiros, não há que se falar em horas extras, salvo as excedentes à oitava, desde que seja respeitado o salário mínimo/horário das categorias.

II. O professor que recebe salário mensal à base de hora-aula tem direito ao acréscimo de um sexto a título de repouso semanal remunerado, considerando-se para esse fim o mês de quatro semanas e meia.

III. As gratificações por tempo de serviço e produtividade, pagas mensalmente, não repercutem no cálculo do repouso semanal remunerado.

IV. O pagamento das férias, integrais ou proporcionais, gozadas ou não, na vigência da Constituição da República de 1988, sujeita-se ao acréscimo do terço previsto na mesma Constituição. Os dias de férias gozados após o período legal de concessão deverão ser remunerados em dobro. Na hipótese de dispensa do empregado por justa causa, a extinção do contrato de trabalho sujeita o empregador ao pagamento da remuneração das férias proporcionais, ainda que incompleto o período aquisitivo de doze meses. Reconhecida a culpa recíproca na rescisão do contrato de trabalho, nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho, o empregado tem direito a cinqüenta por cento do valor das férias proporcionais.

V. As gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de serviço ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remuneração do empregado, servindo de base de cálculo para as parcelas de aviso-prévio, adicional noturno, horas extras e repouso semanal remunerado.

a) Somente II e III estão corretas.

75 marcações (27%)
b) I e IV estão corretas.

40 marcações (14%)
c) Somente V está errada.

52 marcações (18%)
d) Todas estão corretas.

65 marcações (23%)
e) Todas estão erradas.

50 marcações (18%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Maio/2006.