Prova Concurso Público - TRT/PI - Juiz do Trabalho Substituto - Maio/2006 - TRT - (1º Dia)

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 30% acertaram esta questão.

1.227 pessoas responderam.

Direito Individual do Trabalho


2ª Questão:

Consideradas as afirmações abaixo, marque a letra que contém a resposta correta:

I. Entre os princípios de Direito Individual do Trabalho, usualmente proclamados pela doutrina, constam o princípio tutelar ou protetivo, o princípio da norma mais favorável e o princípio da inalterabilidade contratual lesiva. Este último fundamenta a indisponibilidade dos direitos trabalhistas e assegura a liberdade efetiva do trabalhador no curso da relação empregatícia.

II. O ônus de provar o término do contrato de trabalho é do empregador, quando negados a prestação de serviço e o despedimento. Tal entendimento sumulado do Tribunal Superior do Trabalho encontra suporte teórico no princípio da continuidade da relação de emprego, o qual constitui presunção favorável ao empregado.

III. A renúncia e a transação, bem como a decadência, a prescrição, a composição, a confissão, a revelia, a conciliação, as convenções e os acordos coletivos de trabalho derrogam o princípio da indisponibilidade dos direitos trabalhistas.

IV. As Comissões de Conciliação Prévia, criadas para desafogar a Justiça do Trabalho, destinam-se a tentar conciliar os conflitos individuais do trabalho. A conciliação firmada perante tais Comissões constará de termo dotado de natureza de título executivo judicial e terá eficácia liberatória geral, exceto quanto às parcelas expressamente ressalvadas.

V. Não podem ser objeto de transação e renúncia lícitas os direitos tutelados em nível de interesse público, a exemplo da incidência das normas de saúde e segurança no trabalho.

a) Todas estão erradas.

114 marcações (9%)
b) Somente II está correta.

262 marcações (21%)
c) I, III e V estão erradas.

207 marcações (17%)
d) I, III e IV estão erradas.

372 marcações (30%)
e) Somente IV está errada.

272 marcações (22%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Maio/2006.