Prova Concurso Público - TRT/PA - Juiz do Trabalho Substituto - Março/2008 - TRT - (1º dia)

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 34% acertaram esta questão.

493 pessoas responderam.

Direito Processual Civil


20ª Questão:

Sobre o cumprimento da sentença, assinale a alternativa CORRETA:

a) O cumprimento da sentença por execução de quantia certa dependerá, sempre, de requerimento do credor, expedindo-se mandado de penhora e avaliação, de cujo auto será de imediato intimado o executado, na pessoa de seu advogado, ou, na falta deste, o seu representante legal, neste caso por mandado, podendo oferecer impugnação no prazo de quinze dias.

123 marcações (25%)
b) A impugnação poderá versar sobre a inexigibilidade do título, considerando-se inexigível o título fundado em lei ou ato normativo declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal, ou fundado em interpretação da lei tida pelo Supremo Tribunal Federal como incompatível com a Constituição, hipótese em que a impugnação terá efeito suspensivo, salvo se o exeqüente oferecer caução, arbitrada pelo juiz e prestada nos próprios autos.

89 marcações (18%)
c) Quando se tratar de certidão de partilha, que é título executivo judicial exclusivamente em relação ao inventariante, aos herdeiros e aos sucessores, o mandado inicial incluirá a ordem de citação do devedor, na pessoa de seu procurador, no juízo cível, para a liquidação ou execução, conforme o caso.

24 marcações (5%)
d) É possível na execução provisória o levantamento de depósito de dinheiro e a alienação de propriedade, desde que prestada caução idônea, arbitrada pelo juiz, dispensando-se a caução quando a execução provisória penda de agravo de instrumento junto ao Supremo Tribunal Federal ou ao Superior Tribunal de Justiça e sempre nos casos de crédito de natureza alimentar ou decorrente de ato ilícito, até o limite de sessenta vezes o valor do salário mínimo.

88 marcações (18%)
e) O exequente pode efetuar o cumprimento da sentença no juízo do local onde se encontrem bens sujeitos à expropriação ou pelo atual domicílio do executado, casos em que a remessa dos autos será solicitada ao juízo de origem.

169 marcações (34%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Março/2008.