Prova Concurso Público - TJ/DF - Juiz Estadual - Agosto/2006 - TJ

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 50% acertaram esta questão.

639 pessoas responderam.

Direito Processual Penal

Anexo para as questões 86 a 95

As questões de 86 a 95 contêm três conjuntos (1º, 2º e 3º) com duas assertivas cada um.
O conjunto que contiver uma errada e outra certa, ou ambas erradas, é considerado incorreto. Leia com atenção e assinale a única resposta correta.


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


87ª Questão:



- É recorrível o despacho do delegado que indefere requerimento do ofendido para a abertura de inquérito. - Nos crimes de ação privada a autoridade somente poderá proceder a inquérito a requerimento de quem tenha qualidade para intentá-la.



- Tratando-se de ação penal privativa do ofendido, prescindível, em qualquer caso, a prévia instauração de inquérito policial para a apuração dos fatos e dos indícios da autoria, pois ao querelante é imposto o ônus de provar em juízo as alegações feitas na queixa. - O habeas corpus é via inidônea para o trancamento de inquérito policial, por não implicar sua instauração em cerceamento ao direito de locomoção do indiciado.



- Há flagrante esperado quando a autoridade, informada do plano criminoso do agente, aguarda que ele dê início à sua execução para prendê-lo. - Considera-se em flagrante, no sentido próprio, quem está cometendo a infração penal.

a) Todos os conjuntos estão corretos.

88 marcações (14%)
b) Somente o conjunto está correto.

77 marcações (12%)
c) Somente o conjunto está correto.

154 marcações (24%)
d) O e o conjunto são os corretos.

320 marcações (50%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Agosto/2006.