Prova Concurso Público - TJ/DF - Juiz Estadual - Agosto/2006 - TJ

Questão Fácil
(acima de 60% de acertos)

Até agora, 68% acertaram esta questão.

914 pessoas responderam.

Direito Administrativo


26ª Questão:

Sobre o processo administrativo, marque a opção correta.

a) Diferentemente do que ocorre nos processos judiciais, nos administrativos, é ilegítima para interpor recurso a parte cujos interesses ou direitos foram indiretamente afetados pela decisão recorrida.

54 marcações (6%)
b) É garantia constitucional expressa, no âmbito judicial e administrativo, a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação.

621 marcações (68%)
c) O recurso hierárquico próprio, como tal entendido aquele que se dirige à autoridade ou instância superior do mesmo órgão administrativo pleiteando a modificação do ato recorrido, não admite reformatio in pejus.

109 marcações (12%)
d) De acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a Lei 9.784/99, que regula os procedimentos administrativos, não tem aplicação nos processos em trâmite no Tribunal de Contas da União, dada a sua feição quase jurisdicional e a suficiência do rito processual traçado pelo seu regimento interno.

130 marcações (14%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Agosto/2006.