Prova Concurso Público - TRT/SC - Analista Judiciário - Área Administrativa - Março/2008 - TRT

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 31% acertaram esta questão.

1.811 pessoas responderam.

Administração Pública


63ª Questão:

Avaliar o desempenho de pessoas dentro das organizações, utilizando critérios de eqüidade e de justiça, não é tarefa fácil. Sobre os métodos tradicionais de avaliação de desempenho, é correto afirmar que

a) o método “Escolha Forçada” é baseado em uma tabela de dupla entrada: nas linhas, estão os fatores de avaliação e, nas colunas, estão os graus de avaliação de desempenho. Os fatores de avaliação constituem os critérios relevantes ou parâmetros básicos para avaliar o desempenho dos funcionários.

156 marcações (9%)
b) o método “Escalas Gráficas” é baseado em uma relação de fatores de avaliação a serem considerados (check-lists) a respeito de cada funcionário. Cada um desses fatores de desempenho recebe uma avaliação quantitativa.

300 marcações (17%)
c) o método dos “Incidentes Críticos” baseia-se nas características extremas que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso).

560 marcações (31%)
d) o método “Pesquisa de Campo” consiste em avaliar o desempenho das pessoas através de blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento. O avaliador deve escolher apenas uma ou duas frases em cada bloco que mais se aplica ao desempenho do funcionário avaliado.

210 marcações (12%)
e) o método “Listas de Verificação” é um dos mais completos. Requer entrevistas entre um especialista em avaliação (staff) com os gerentes (linha) para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos respectivos funcionários. A partir da entrevista com cada gerente, o especialista preenche um formulário para cada funcionário avaliado. A partir do planejamento das providências, é realizado o acompanhamento posterior dos resultados.

585 marcações (32%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Março/2008.