Prova Concurso Público - TRT/SC - Analista Judiciário - Área Administrativa - Março/2008 - TRT

Administração Pública


42ª Questão:

O conflito pode ocorrer entre pessoas ou entre grupos e organizações. O gerenciamento do conflito passa quase sempre pelo exame das condições que o provocaram. Por serem comuns numa vida organizacional, deve-se saber desativá-los a tempo e evitar a sua eclosão. Assinale a alternativa correta quanto às abordagens para administrar conflitos.
Atenção: esta questão foi anulada!

a) Promover reuniões de confrontação entre as partes é uma abordagem estrutural, quando o conflito surge das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Essa abordagem não é recomendada uma vez que, ao reunir face a face as partes conflitantes, com o intuito de exteriorizarem suas emoções, discutirem e identificarem as áreas de conflito, não se torna possível obter soluções do tipo ganha/ganha.

428 marcações (17%)
b) A maneira pela qual as partes reagem ao conflito e a maneira pela qual o conflito é solucionado produzem influência poderosa sobre as percepções, sentimentos e comportamentos que se seguem, porém dificilmente interferem na qualidade da comunicação entre os grupos.

174 marcações (7%)
c) Técnicas como rotação de pessoas, separação, reagrupamento são exemplos típicos de abordagem de processo, quer seja, a intervenção está ocorrendo através da modificação do processo, no episódio do conflito.

503 marcações (20%)
d) A adoção de regras e regulamentos para a resolução de conflitos é uma abordagem viável para influenciar positivamente o processo de conflito. Por se utilizar de meios estruturais, é conceitualmente conhecida como abordagem estrutural.

1.060 marcações (42%)
e) Separar grupos física e estruturalmente, reduzindo o nível de interdependência de atividades, não diminui a possibilidade de conflito.

364 marcações (14%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Março/2008.