Prova Concurso Público - TRT/SC - Analista Judiciário - Área Administrativa - Março/2008 - TRT

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 49% acertaram esta questão.

401 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 17 a 20

Leia o pequeno conto abaixo, de Carlos Drummond de Andrade, extraído do livro Contos Plausíveis, para responder às questões de 17 a 20.

Casos de baleias

A baleia telegrafou ao Superintendente da Pesca, queixando-se de que estava sendo caçada demais, e a continuar assim sua espécie desapareceria com prejuízo geral do meio ambiente e dos usuários.

O Superintendente, em ofício, respondeu à baleia que não podia fazer nada senão recomendar que de duas baleias uma fosse poupada, e esta ganhasse número de registro para identificar-se.

Em face dessa resolução, todas as baleias providenciaram registro, e o obtiveram pela maneira como se obtêm essas coisas, à margem dos regulamentos. O mar ficou coalhado de números, que rabeavam alegremente, e o esguicho dos cetáceos, formando verdadeiros festivais no alto oceano, dava idéia de imenso jardim explodindo em repuxos, dourados de sol, ou prateados de lua.

Um inspetor da Superintendência, intrigado com o fato de que ninguém mais conseguia caçar baleia, pôs-se a examinar os livros e verificou que havia infinidade de números repetidos. Cancelou-se o registro, e os funcionários responsáveis pela fraude, jogados ao mar, foram devorados pelas baleias, que passaram a ser caçadas indiscriminadamente. A recomendação internacional para suspender a caça por tempo indeterminado só alcançará duas baleias vivas, escondidas e fantasiadas de rochedo no litoral do Espírito Santo.


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


17ª Questão:

Levando em consideração as afirmações do texto e as orientações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que

a) no trecho “A baleia telegrafou ao Superintendente da Pesca”, do primeiro parágrafo, o verbo destacado é transitivo direto e indireto.

64 marcações (16%)
b) no trecho “queixando-se de que estava sendo caçada demais”, do primeiro parágrafo, o verbo destacado é pronominal, mas o uso do pronome oblíquo não é obrigatório.

46 marcações (11%)
c) no trecho “queixando-se de que estava sendo caçada demais”, do primeiro parágrafo, o uso da locução verbal destacada é inadequado.

40 marcações (10%)
d) a oração “a continuar assim”, do primeiro parágrafo, expressa a circunstância de condição e poderia estar isolada entre vírgulas.

198 marcações (49%)
e) no trecho “O Superintendente, em ofício, respondeu à baleia que não podia fazer nada”, do segundo parágrafo, os dois termos destacados não são frutos da regência do mesmo verbo.

53 marcações (13%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Março/2008.