Prova Concurso Público - TRT/SC - Analista Judiciário - Área Administrativa - Março/2008 - TRT

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 49% acertaram esta questão.

305 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 13 a 16

Leia o texto abaixo, o fragmento inicial do texto "Vida rumo canção e semiótica", do livro Todos entoam, de Luiz Tatit, para responder às questões de 13 a 16.

Dois presentes de avô, um rádio de pilha aos dez anos e um violão aos doze, lançaram-me no mundo da canção e livraram-me em parte do tédio e dos temores da infância. Até então imaginava que a vida dividia-se em escola, que mais tarde desembocaria numa profissão, e futebol, que bem logo, segundo os adultos, cederia lugar a coisas mais importantes. Nada mais. O rádio foi para mim um contato direto com o sublime. Ouvia as canções e os cantores como se fossem personagens de uma história de fascínio em que todos disputavam o papel de sedutor-mor. As paradas de sucessos, com suas indefectíveis classificações, confirmavam-me plenamente essa impressão. Nutria uma admiração imensa pelos intérpretes que arrebatavam os primeiros postos e até hoje não sei se venciam porque cantavam minhas canções preferidas ou se eu que acabava preferindo as canções vitoriosas. De todo modo, estava ali, dentro do rádio, um mistério que por essa época me bastava conservar. O desejo de decifrar viria bem depois.


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


16ª Questão:

Levando em consideração as afirmações do texto e as orientações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que

a) para o autor do texto, as canções e os cantores eram autores de uma história de fascínio cujas personagens disputavam as paradas de sucessos, o que se confirmava definitivamente por meio das classificações das músicas.

39 marcações (13%)
b) as paradas de sucessos confirmavam ao autor do texto a impressão de que as canções e os cantores eram personagens de uma história de fascínio em que todos disputavam o papel de sedutor-mor.

149 marcações (49%)
c) segundo as afirmações do texto, as canções interpretadas pelos vencedores das paradas de sucessos eram as grandes premiadas exatamente porque eram as preferidas do autor do texto, o que permite a inferência de que já desde pequeno ele apresentava aptidão para a carreira de músico.

31 marcações (10%)
d) segundo as afirmações do texto, as canções prediletas do autor do texto eram as grandes premiadas exatamente porque ele acabava sempre gostando mais das primeiras colocadas, o que permite a inferência de que as tendências apresentadas pela mídia influenciam no gosto dos ouvintes.

40 marcações (13%)
e) segundo o texto, a fuga ao tédio e aos temores da infância, características marcantes do autor do texto, sobretudo depois que ele ganhou o rádio do avô, determinou sua busca pela decifração das canções.

46 marcações (15%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Março/2008.