Prova Concurso Público - TRT/RJ - Analista Judiciário - Execução de Mandados - Junho/2008 - CESPE - UnB - (Gabarito Definitivo)

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 43% acertaram esta questão.

378 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 6 a 10


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


9ª Questão:

Com base no texto, assinale a opção correta no que se refere ao valor lógico e sintático das preposições e conjunções.

a) No primeiro parágrafo, a preposição “para”, em suas três ocorrências (L.3,6,7), introduz a idéia de finalidade.

164 marcações (43%)
b) Na linha 11, a conjunção “Quando” tem valor condicional e, por isso, poderia ser substituída por Se, sem prejuízo para os sentidos do texto.

26 marcações (7%)
c) Mantendo-se as relações de sentido originais do texto, os dois períodos do terceiro parágrafo poderiam ser ligados por meio da conjunção embora, desde que a forma verbal “passa” (L.18) fosse substituída pela forma de subjuntivo passe, o ponto-final que separa os dois períodos fosse substituído por vírgula e fosse feita a troca da letra inicial maiúscula “O” por minúscula.

51 marcações (13%)
d) Sem alterar o sentido original do texto e mantendo-se a correção gramatical, o trecho “dada a diversidade de situações regionais” (L.24) poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: devido a diversidade de situações regionais.

91 marcações (24%)
e) A conjunção “se”, na linha 27, poderia, sem prejuízo para a correção sintática do período, ser substituída por caso.

46 marcações (12%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Junho/2008.