Prova Concurso Público - Prefeitura Municipal/MG - Procurador do Município - Junho/2008 - Fundep - (Belo Horizonte)

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 32% acertaram esta questão.

1.651 pessoas responderam.

Direito Constitucional


27ª Questão:

Analise as seguintes afirmativas.

I. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal tem se orientado no sentido de repelir a possibilidade de controle de constitucionalidade, por via de ação, nas situações em que a impugnação in abstracto incide sobre atos que, inobstante veiculadores de conteúdo normativo, ostentam caráter meramente ancilar ou secundário, em função das leis, ou das medidas provisórias, a que aderem e cujo texto pretendem regulamentar.

II. O Supremo Tribunal Federal admite recursos interpostos por terceiros, amicus curíae, nos processos objetivos de controle de constitucionalidade.

III. Nenhum órgão fracionário de qualquer Tribunal dispõe de competência, no sistema jurídico brasileiro, para declarar a inconstitucionalidade de leis ou de atos emanados do Poder Público.

IV. A declaração de inconstitucionalidade na ação civil pública tem efeitos erga omnes. A análise permite concluir que estão CORRETAS



a) apenas as afirmativas I e II.

336 marcações (20%)
b) apenas as afirmativas II e IV.

564 marcações (34%)
c) apenas as afirmativas I e III.

526 marcações (32%)
d) todas as afirmativas.

225 marcações (14%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Junho/2008.