Prova Concurso Público - MPE/MG - Promotor de Justiça - Abril/2006 - MPE - MG

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 42% acertaram esta questão.

215 pessoas responderam.

Legislação Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais


66ª Questão:

Nos termos da Lei nº 8.429/92,

I) nos atos de improbidade administrativa contra entidade para cuja criação ou custeio o erário concorra com mais de 50% (cinqüenta por cento) do patrimônio ou da receita anual, a sanção patrimonial limita-se à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos.

II) o terceiro beneficiado responderá solidariamente com o agente público para o ressarcimento do dano integral causado ao erário, apenas quando tenha induzido ou concorrido para a prática da improbidade administrativa.

III) o sucessor do agente público que causou dano ao patrimônio não tem qualquer responsabilidade quanto ao dever de ressarcimento do prejuízo causado.

IV) as ações destinadas a levar a efeito as sanções previstas nessa lei podem ser propostas dentro do prazo prescricional previsto em lei específica para faltas disciplinares puníveis com demissão a bem do serviço público, nos casos de exercício de cargo efetivo ou emprego.

V) em caso de sentença condenatória por ato de improbidade, o perdimento dos bens incidirá,quando houver enriquecimento ilícito por parte do agente público.

As afirmativas CORRETAS são:

a) I e II.

19 marcações (9%)
b) II e III.

39 marcações (18%)
c) III e IV.

31 marcações (14%)
d) IV e V.

90 marcações (42%)
e) V e I.

36 marcações (17%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Abril/2006.