Prova Concurso Público - MPE/MG - Promotor de Justiça - Abril/2006 - MPE - MG

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 30% acertaram esta questão.

2.178 pessoas responderam.

Direito Penal e Criminologia


24ª Questão:

Assinale a alternativa FALSA.

a) Na concepção finalista de culpabilidade, o dolo e a culpa são objetos de valoração, enquanto a culpabilidade importa a valoração desses objetos.

411 marcações (19%)
b) A formulação teórica do chamado “Direito Penal do Inimigo” parte da idéia de que a este não se pode imputar a condição de pessoa, mas tão-somente a de indivíduo, vez que não satisfaz às mínimas expectativas normativas a respeito de seu comportamento dentro do corpo social.

492 marcações (23%)
c) A teoria funcionalista lança mão da categoria filosófica do livre arbítrio como argumento importante para a legitimação da punição.

656 marcações (30%)
d) As teorias sociológicas do risco constituem-se em uma das bases para a construção da perspectiva da imputação objetiva.

234 marcações (11%)
e) No conceito psicológico de culpabilidade, verifica-se uma separação do aspecto externo (injusto) com relação ao aspecto interno (culpabilidade) do delito.

385 marcações (18%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Abril/2006.