Prova Concurso Público - TJ/MT - Juiz Estadual - Junho/2006 - Vunesp

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 40% acertaram esta questão.

1.023 pessoas responderam.

Direito Administrativo


58ª Questão:

A lei estadual que autoriza o Poder Executivo a apreender e desemplacar veículos de transporte coletivo intermunicipal de passageiros, encontrados em situação irregular, bem como em desacordo com as exigências da respectiva permissão ou concessão, é

a) constitucional, porque a norma legal versa sobre questão de direito administrativo, na medida em que envolve a fiscalização da prestação de serviços públicos e, portanto, insere-se no âmbito da competência do Estado-membro da Federação.

413 marcações (40%)
b) inconstitucional, porque a fiscalização da prestação do serviço público deve ser realizada por agência reguladora, instituída para esse fim, e não pelo Poder Executivo.

124 marcações (12%)
c) constitucional, porque a fiscalização da prestação do serviço não está inserida no âmbito do exercício do poder de polícia do Estado, mas, no caso, os Estados-membros da Federação podem legislar sobre transporte intermunicipal, porque, embora se cuide de matéria de competência privativa da União, existe lei complementar federal vigente, autorizando os Estados a legislar sobre questões específicas, na forma prevista na Constituição Federal.

341 marcações (33%)
d) inconstitucional, porque o Estado-membro da Federação não tem poder de fiscalização sobre o transporte intermunicipal de passageiros.

145 marcações (14%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Junho/2006.